Plataforma id@escoteiros
O que é?
O id@escoteiros é uma plataforma projetada para integrar o cadastro de associados dos Escoteiros do Brasil aos demais sistemas da instituição. O id@escoteiros será um e-mail no formato [email protected]
Como criar o seu id@escoteiros?
O usuário acessa o endereço https://id.escoteiros.org.br e informa seu registro (sem o dígito) e sua senha do sistema “Meu Paxtu”.

Para ter um id@escoteiros você precisa ter cadastrado no “Meu Paxtu” um e-mail pessoal que não seja @escoteiros.org.br, @escoteirosrs.org.br ou @souescoteiro.org.br. O e-mail pessoal é utilizado para redefinição de senha.
Caso você não tenha um e-mail pessoal cadastrado, o sistema vai solicitar que você cadastre um.

Assim que informar o seu e-mail pessoal a plataforma vai enviar um e-mail com um código de 6 dígitos. Você deve abrir seu o e-mail informado, copiar o código enviado e voltar para a plataforma id@escoteiros para continuar o processo.


A próxima etapa da criação do id@escoteiros será escolher o e-mail com o qual você mais se identifica. As opções de escolha são padronizadas para todos, quais sejam:
Caso existam homônimos, as opções serão acrescidas de números.

Após concluir essas etapas, seu id@escoteiros já está criado. Leva de 15 minutos até 3 horas para que um novo id@escoteiros seja sincronizado com a plataforma Google.

Migração da plataforma Microsoft para Google
O programa Nonprofit da empresa Microsoft não cobre o licenciamento gratuito para voluntários e beneficiários. Já o programa Nonprofit da Google permite o uso da plataforma para todos os associados e profissionais e, por isso, fizemos a migração nosso ambiente para a Google.
Com isso, precisamos migrar os e-mails e os arquivos que temos hoje armazenados na Microsoft. Para os e-mails o processo será automatizado. Será necessário criar um ticket no sistema de chamados ( https://ti.escoteiros.org.br/chamados/ ) informando qual de qual e-mail você deseja importar e para qual será importado as mensagens. Já os arquivos do OneDrive, devem ser baixados manualmente e depois subir no Google Drive.
Atenção: para evitar que seja consumido a cota de 30GB da sua conta, recomendamos que os arquivos sejam salvos no “Drive Compartilhado” chamado drive-seuidescoteiro (por exemplo, drive-maria.silva) que foi criado automaticamente para você, pois lá, não consumirá o espaço da sua conta.